top of page

Dê adeus à desordem

Ninguém gosta de chegar em casa a noite, depois de um dia cansativo de trabalho e/ou estudo, e ver tudo bagunçado. Essa é a realidade de muitas pessoas que moram sozinhas. A principal desculpa é a falta de tempo, mas geralmente, ter planejamento e disciplina pode fazer a diferença.


“Na correria do dia-a-dia, acabo sempre deixando para depois”, alega o jornalista André Aureliano. Mas mesmo com dias agitados, é possível pensar de forma estratégica para colocar tudo em ordem. “A grande vantagem de morar sozinho, é que a quantidade de coisas que se tem pra organizar é bem reduzida”, destaca a consultora em organização, Edeltraut Lüdtke.


O segredo é não se preocupar em excesso com a arrumação. Mas isso não significa relaxar e esperar os objetos irem para seus lugares sozinhos. André, por exemplo, tem um problema com a organização do vestuário. “Deixo muitas roupas para lavar de uma só vez e acabo embaraçado”, explica. Segundo Edeltraut, o ideal é “deixar algumas tarefas específicas para cada dia da semana, para não sobrecarregar um único dia com tudo”. Além disso, é importante seguir uma rotina, que pode ter atividades diárias, semanais e mensais, e listar o que precisa ser feito, em uma espécie de checklist.


Algo que atrapalha bastante a organização do lar é o acúmulo de coisas inúteis, como papéis que guardamos sem a menor necessidade. Além disso, roupas que não usamos mais, itens quebrados e produtos fora da validade devem ser doados ou reciclados. “Uma caixa pode virar um porta-revistas ou porta-trecos. Latas e potes podem guardar itens pequenos, como sabonetes no banheiro, alimentos na despensa”, sugere a consultora.



Outro ponto essencial é organizar o guarda-roupa. O primeiro passo é fazer uma autoavaliação: “o que teu tenho, o que uso, o que posso doar e o que desejo realmente manter porque gosto de usar e faz meu estilo?”, são perguntas que devem ser respondidas, indica Edeltraut. Depois é só analisar se é preferível usar mais cabides ou prateleiras no armário. Cabides auxiliam na visualização e organização das peças, enquanto uma maior quantidade de roupas pode ser guardada se for dobrada em prateleiras.


As dicas ajudam muito, mas para conseguir manter a casa arrumada é fundamental “analisar seus hábitos, o ambiente e criar seu próprio checklist”, como ensina Edeltraut.


Veja mais dicas no site de Edeltraut, Tranformando Espaços!

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page