top of page

Coisas que é preciso saber antes de morar só

Morar pode ser uma aventura. E como em qualquer outra aventura é necessário um ponto de partida. Contudo, trilhar esses novos caminhos é preciso saber que não é só colocar as roupas numa mochila e sair de casa. Perguntas importantes a fazer antes de sair da casa dos pais: onde vou morar? Tenho dinheiro suficiente para isso? Como vou me sustentar? O que vou precisar no meu novo cantinho?



Planejamento


Para morar sozinho é preciso planejamento e ter disponibilidade financeira para isso. Cortar gastos, poupar, comprar roupas mais baratas, sair menos são dicas importantes. Ter dinheiro em mãos para a compra de moveis novos, para a entrada do aluguel, ou para dar entrada no novo imóvel, entre ouras despesas é indispensável.



Thiago Borges

Thiago Borges, Analista de Sistema, mora há três anos em Brasília, saiu da casa da mãe em Tomé-Açu- Pará, para conquistar independência. Para poder ia atrás da vida acadêmica e profissional, Thiago explica que passou um ano se preparando para a mudança. "Eu me organizei durante um ano. Ganhava R$1.400 por mês, separava cem reais para mim o restante ia para a poupança” declara Thiago Borges. "Eu tive que fazer corte de gasto, não viajava, quase não comprava nada, usava o telefone mais simples, só para ligar mesmo, não gastava com internet e roupa era muito difícil de comprar”, acrescenta. Ele explica também que assim conseguiu dinheiro suficiente para contratar uma transportadora para levar seus moveis para Brasilia, para comprar algumas coisas novas e passar alguns meses seguro, sem precisar contar com um emprego. " Eu me planejei, pesquisei, e deu tudo certo", declara.


Analisar o local da nova moradia


Saber quanto o tempo de deslocamento da casa para as atividades diárias, é importante, agiliza a rotina diária. E o corte de gastos com deslocamento, ônibus, gasolina, no final do mês pode se torna bastante significativo para o bolso.


Responsabilidade e organização


Na casa dos pais se tem todo o conforto que precisa ter. Comida na hora, não é preciso se preocupar com grandes responsabilidades, mas quando passa a morar sozinho as coisas mudam.


Thiago Borges frisa que qualquer coisa que compra tem que se programar. " Se você for uma pessoa desorganizada acaba passando fome. Saber quando gasta por mês, com comida, com roupa, com material de limpeza, com produtos de higiene pessoal é essencial", afirma. “ Tudo isso é um gasto e querendo ou não, para você que paga aluguel tem que saber dividir tudo isso, então o maior desafio é a sobrevivência” acrescenta Thiago.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page