top of page

Sim, você pode ter uma horta em casa

Não ter quintal não é motivo para não ter uma horta em casa. É viável obter uma boa variedade de plantas sem precisar de muito espaço. Você pode começar a plantar suas próprias hortaliças, temperos e vegetais, assim,economizar na feira ou supermercado, além de ser algo que vai deixar seu espaço bonito e agradável.

Eliabe Barros, Engenheiro Agrônomo explica que a produção de hortaliças em pequena escala é algo simples de se fazer. “Basta apenas serem tomados os cuidados necessários. Tomando por base esse principio, é possível se produzir hortaliças em praticamente todos os lugares, até mesmo em casa ou apartamento” afirma. “Dentre o processo produtivo é fundamental ser analisados todos os aspectos, que vão desde o plantio até a obtenção dos resultados na colheita”, acrescenta.

Antes de se iniciar uma horta em casa é fundamental, que se faça um planejamento. Esse planejamento vai ajudar nas etapas de execução, que são: as escolhas das hortaliças a serem produzidas, quantidades, qualidade das sementes, tempo de irrigação, tempo de radiação solar que as plantas necessitam, cuidado com plantas invasoras e pragas, etc.

O plantio pode ser feito diretamente ao solo, quando se tem espaço suficiente para se montar canteiros, caso contrário é necessário a utilização de alternativas para a produção de mudas. A utilização de vasos é uma é uma boa alternativa, por ser prático, com muitas opções de tamanhos, materiais, formatos e cores, podendo ajudar na decoração. “Caso se opte por cultivar em vasos, é importante que se observe se eles possuem furos na parte inferior, para ocorrer à drenagem da água e assim mantendo a planta com o oxigênio necessário para sua sobrevivência”, afirma Eliabe Barros.

O Engenheiro Agrônomo ainda explica que após a escolha das hortaliças, compra das sementes, e organização do espaço com os vasos, deve ser feito a preparação do substrato que será colocado nos vasos. “O substrato é um suporte para as raízes das plantas, através dele as plantas adquirem sustentabilidade, por meio do fornecimento dos nutrientes”, enfatiza. “Existem vários tipos de substrato, mas em geral, utiliza-se um composto de esterco bovino, subsolo (solo de barranco) e composto orgânico. Após se fazer a mistura do substrato, é só colocar quantidades proporcionais nos vasos” declara.

Depois de tudo pronto é só cuidar e aguardar o crescimento. “A germinação ocorrerá de 7 a 14 dias após o plantio, a irrigação deve ser feita de preferência diariamente, caso necessite duas vezes ao dia. É fundamental evitar estresse hídrico, sendo importante sempre fazer o monitoramento”, explica Eliabe Barros. “Outro ponto não menos importante, é observar se existe alguma interferência negativa, como ervas invasora (matos) e presença de insetos (pragas), evitando assim, que esses destruam completamente tudo que foi feito”, acrescenta.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page